Portal Boa Vista da Aparecida

 

 
Padre Jandir assume paróquia de Boa Vista Imprimir
Quinta Feira, 10 de Março de 2011 11:11

O padre Jandir Zanchettin assumiu no dia 03 de março a paróquia Nossa Senhora Aparecida no município de Boa Vista. Natural de São Lourenço do Oeste, Santa Catarina, o pároco tem 52 anos de idade, foi ordenado há 24 anos e há oito atua em cidades da região Oeste do Paraná entre Capitão Leônidas Marques e Santa Lúcia.

Uma missa foi realizada para a posse do novo pároco do município, a qual reuniu centenas de pessoas que deram as boas vindas ao padre Jandir, que assume o lugar do padre Claudir Vicente, agora pároco da capela Santa Luzia do bairro Cascavel Velho em Cascavel.

O novo pároco de Boa Vista tem boas perspectivas e já começa os trabalhos nas comunidades. De acordo com ele, os boavistenses são pessoas participativas, acolhedoras e espirituosas.

“Eu já conheço um pouco o município, tenho boas perspectivas e começo hoje os  trabalhos nas comunidades. As pessoas daqui são acolhedoras, participativas,  receptivas e espirituosas. Em termo geográfico, o município é belíssimo, do jeito que eu gosto. Creio que Boa Vista não muda muito de Santa Lúcia, onde a maioria das pessoas são agricultores, minha origem é italiana, então cresci em meio a agricultura e não terei dificuldades em me relacionar tanto com as pessoas da cidade e quanto do interior. As festas aqui são muito caprichadas e participativas, eventos, acontecimentos sociais, políticos, pretendo participar de tudo sem restrição por nenhum segmento. Minha função é unir, por isso evito questões partidárias e procuro participar como um todo respeitando cada segmento”, afirma o padre Jandir.

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA

A paróquia Nossa Senhora Aparecida foi desmembrada da paróquia Nossa Senhora da Salette, de Capitão Leônidas Marques, em 17 de janeiro de 1982, quando foi oficialmente criada e instalada. O primeiro vigário foi o frei Eugênio Nichele, que três anos antes era o pró-vigário. Desde 1977 já funcionava como "quase paróquia".

A primeira capela do antigo distrito de Boa Vista da Aparecida chamava-se capela de Fátima, situada às margens do Rio Iguaçu. Os primeiros sacerdotes vinham de Cascavel, a cavalo. Por quatro vezes isto se realizou. A primeira missa foi celebrada em honra a Nossa Senhora Aparecida, na frente de um capitel, onde hoje é a igreja matriz.

A primeira igreja foi construída em 1966, por iniciativa do padre Francisco de Cevil que vinha cada três meses e a primeira visita do Bispo Doni Armando foi em 1969.Naquela ocasião a comunidade passou a ser atendida pelos padres freis Capuchinhos de Capitão Leônidas Marques.

Dom Armando Círio desmembrou, em 1977, a comunidade de Boa Vista da paróquia Nossa Senhora da Salette de Capitão Leônidas Marques, declarando a capela de Boa Vista da Aparecida como Pró Paróquia de Nossa Senhora Consoladora, sendo vigário interino frei Mateus.

Em poucos anos, além da Matriz com um movimento espiritual muito fervoroso, já existiam 25 comunidades ou capelas. Em 1979 assumiu o frei Eugênio Nickele, como vigário interino e frei Mateus como cooperador. Naquele mesmo ano, era dado início à construção da atual matriz. É daquele ano ainda, o início da presença das irmãs da Congregação Pias Discípulas do Divino Mestre. No dia 12 de outubro de 1995 foi realizada a ordenação Sacerdotal do diácono Nélio Zortea.

Os padres que trabalharam na paróquia foram: frei Mateus Benedito Ribeiro, frei Eugênio Nichele, frei Euclides Bonamigo, frei Roque Flauzino da Silva, frei Guilherme Potratz, frei Inocêncio Rossa, padre Olímpio, padre Guido, padre Idalino, padre Alfeu, padre Sérgio, padre Rubens, padre Paulo Pikazeviez, padre Antônio SabadinIi, padre Santo Pelizzer, padre Elias, padre Ginseppe Gagliardi e o padre Clemente Damiani. O atual pároco da paróquia é o Padre Paul Sérgio Mendes da Silva.

Um dos acontecimentos que marcou a vida do município da paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Boa Vista da Aparecida, foi a construção da Barragem de Salto Caxias, no Rio Iguaçu. Sendo o município banhado pelo mesmo, houve grande alteração no meio ambiente, atingindo várias comunidades, alagando igrejas e cemitérios, os restos mortais tendo que ser transladados para outros locais. Das 32 capelas existentes no município, 10 (dez) foram desativadas, em conseqüência do impacto provocado pela construção da barragem de Salto Caxias.

 

O padre Jandir, além do belíssimo trabalho que realiza na igreja, nas horas vagas faz um belo trabalho de artesanato

 

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Boa Vista, atualmente, conta com 22 capelas





 

 
Direitos Reservados 2013 ©